Curso de Psicanálise

Realizado em São José dos Campos e São Paulo, é voltado para profissionais que já possuem formação superior ou estejam concluindo e que queiram desenvolver atividade clínica em consultório. É voltado também para médicos e psicólogos, em caráter de especialização.

Temos como objetivo preparar profissionais para a utilização dos princípios de atendimento psicanalítico em consultório, desenvolvendo uma abordagem conceitual e prática dos fundamentos da análise clínica.

DSC_0327

O curso tem duração de 3 anos, com aulas ministradas uma vez por semana à noite ou quinzenalmente aos sábados (durante o dia, em período integral).

O curso de formação em Psicanálise Clínica tem como proposta o ensino de conceitos contemporâneos, sendo sua base freudiana e junguiana, considerando também conceitos de teóricos pós e neo-freudianos.

No decorrer do curso focamos o ensino de variados métodos teóricos e terapêuticos, que permitirão ao aluno ter à sua disposição vários recursos que venham ao encontro da necessidade do paciente. Isto significa que o método é centrado na necessidade do paciente.

O curso é totalmente apostilado e as aulas divididas em exposições teóricas, apresentação de filmes e exercícios.

As avaliações são feitas através de entrevistas individuais, com o intuito não só de medir o conhecimento teórico adquirido em cada fase, mas orientar cada aluno em seus estudos, a fim de que ele possa ampliar o domínio sobre os principais conceitos, garantindo uma formação mais adequada.

Além da frequência nas aulas, a partir do sexto mês de curso, o aluno passa a se submeter à análise didática, que segundo Freud é a Psicanálise a que se submete aquele que se destina ao exercício da profissão de Psicanalista e que constitui a viga mestra de sua formação.

Em nossa escola o processo de formação compreende três etapas, sendo elas:

1ª – Análise Didática conforme conceituado acima.
2ª – Acompanhamento de Atendimento – Ao final do segundo ano, o aluno começa a acompanhar um terapeuta no atendimento a novos pacientes, para adquirir experiência em consultório
3ª – Atendimentos Supervisionados – No terceiro ano a escola disponibiliza aos alunos consultórios gratuitos, onde ele iniciará o atendimento de alguns pacientes da lista de espera da clínica social, sob supervisão profissional autorizado pela escola.

Ao ser aprovado no processo final, que evolve a parte teórica (conceitual) e prática (análise didática, acompanhamento de atendimento e atendimento supervisionado), o aluno obterá o certificado que lhe dará o direito ao exercício da profissão como psicanalista clínico.